sábado, 1 de maio de 2010

Sofás a Prova de Gato (parte 01)



O sofá costuma ser o móvel que mais sofre em uma casa cheia de gatos. Para o felino é quase irresistível ver um sofá com aquelas arestas fofinhas, com um tecido perfeito para o encaixe das unhas. O sofá acaba se transformando no arranhador dos sonhos, isso quando não é eleito como "poste" pra fazer xixi.

O gato além do objetivo óbvio de manter suas garras afiadas, tem como hábito esticar as patas e arranhar certos locais da casa para demarcar seu território. No meio dos coxins palmares, isto é das "almofadinhas da mão" ele possui pontos que liberam ferormônios sinalizando para os outros gatos que aquele ali é o "seu lugar". É por este motivo que em pouco tempo todos os gatos da casa passam a afiar as unhas no sofá. Começa uma espécie de competição pelo local escolhido.

Chega uma hora que nem todas as mantas do mundo conseguem disfarçar o horror que o sofá está virando. É nesta hora que é preciso apelar para a criatividade. Meu primeiro sofá a prova de gatos era um arranhador gigante. Eu me dei ao trabalho de cobrir o sofá inteiro com cordas de sisal, para que eles afiassem as unhas a vontade, de modo que isso não gerasse brigas entre nós. Deu um trabalhão dos infernos!

O estofamento como já estava podre e mijado foi trocado por almofadas soltas que podiam ser lavadas. Minha principal dica com relação a tecidos para sofás é utilizar gorgurão teflonado.Este tecido não passa líquidos em um curto período de tempo, é extremamente fácil de lavar e resistente, sem contar que as unhas dos gatos não conseguem desfiá-lo. O único inconveniente que vejo é que os pêlos grudam nele, e vc tem que ficar sempre limpando.

Amanhã vou postar aqui a parte 02, mostrando o meu atual sofá e o que eu aprendi com os erros deste primeiro...

6 comentários:

  1. Esta cena eatá linda!!!
    Bom domingo.
    Bjossss

    ResponderExcluir
  2. O gato além do objetivo óbvio de manter suas garras afiadas, tem como hábito esticar as patas e arranhar certos locais da casa para demarcar seu território. No meio dos coxins palmares, isto é das "almofadinhas da mão" ele possui pontos que liberam ferormônios sinalizando para os outros gatos que aquele ali é o "seu lugar". É por este motivo que em pouco tempo todos os gatos da casa passam a afiar as unhas no sofá. Começa uma espécie de competição pelo local escolhido.

    ResponderExcluir
  3. Olá, sempre evitei ter gatos por conta do meu sofá. Acabei cedendo e adotei 2 lindas gatinhas. Porém DESTRUIRAM meu sofá em 3 meses!!! Aí depois de muito procurar descobri uma loja, que trabalha com todos os tipos de sofá, com o tecido anti gato. Estou com um sofá deles a 2 anos tudo que as gatinhas conseguiram foram uns pequenos furinhos! ^^ Acho que vale muito divulgar, já que pra mim funcionou. A loja fica ao lado do shopping Morumbi. www.compreseusofa.com.br E os preços são bem razoáveis!

    ResponderExcluir
  4. Minha cortina está detonada... Meus gatos destruiram... Que tecido recomenda?

    ResponderExcluir