segunda-feira, 3 de maio de 2010

Sofás à Prova de Gatos (parte 02)



Depois que o meu sofá de sisal se desintegrou pelo uso felino, eu resolvi que iria construir um sofá à prova de gatos. Mantive as almofadas de gorgurão teflonado como encosto e comprei uma espuma sob medida para o assento. Entre a espuma e a capa fiz uma capa interna de plástico pra evitar acidentes com xixi e a fins.

Para construir o sofá eu encomendei as peças sob medida, ficando "só" com o trabalho de montá-lo e de fazer a pátina que propositalmente dá um visual de arranhado ao móvel. Parece fácil, mas foram uns 8 dias em obras, dores por todo o corpo e mãos destruídas. Depois dessa eu também aprendi a nunca mais inventar essas coisas sem ter uma aparafusadeira elétrica...

Aproveitando que eu teria que construir o sofá, fiz em estilo caixa de lenha para poder guardar cacarecos dentro dele. O recamier que fica na outra parede também foi pensado desta forma, e as duas baquetas foram feitas sob medida pra guardar uma panificadora e uma batedeira que não cabiam nos armários da cozinha.

Eu também reformei toda a sala, pintando com a mesma pátina a mesa lateral e o rack da TV.

Uma dica é deixar as almofadas do sofá viradas, de modo que sirvam de caminha e também pra manter limpinha, sem pelos a parte onde a gente senta e se encosta.

9 comentários:

  1. Oi amiga! Adorei este sofá!!!!!
    Onde você encomendou? Meus gatinhos estão esperando a sua visitinha.
    Um beijinho em cada um dos felinos.

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz o projeto, daí fui na Formilâminas e mandei cortar uma chapa de MDF de acordo com o tamanho de cada peça que eu precisava. Usei 2 cm de espessura no móvel em geral e 3 cm pra fazer o quadro em volta, que envolve os braços e o encosto. Essa diferença de espessura dá um visual legal. O estofamento é feito com o tal gorgurão, dentro dos encostos vai aquela fibra de silicone que vc pode lavar na máquina e que não perde a forma. As capas todas tem zipper, pra permitir a lavagem, e na época foram costuradas por uma tia do meu ex. Mas é barbada de fazer, acho que uma costureira faz tranquilo.
    Ah, ia esquecendo, as tintas eu escolhi as duas cores numa loja de tintas e o efeito pátina vc faz só com um pincel especial que eles têm pra vender. Maior barbada! E o efeito é excelente.

    ResponderExcluir
  3. Oi Denise, e esse tecido gorgurão não fica cheio dos pêlos dos bichanos?

    ResponderExcluir
  4. Socorro, por favor !!!
    Meu estofamento está naquelas condições ! Onde é que se encontra esse tal tecido "gorgurão teflonado". Eu já fucei pra tudo quanto é lado na internet e só encontro ^"gorgurão", somente (sem ser teflonado), mas nunca, jamais ele teflonado. Por tudo que é mais sagrado, onde se encontra esse negócio?
    Preciso disso, socorro!
    Frederico

    ResponderExcluir
  5. eu comprei um sofá e antes que percebesse que tinha vindo errado, minhas "malucas" fizeram um furo no fundo dele...o pessoal da loja veio pegar de volta e trazer o sofá certo. Em menos de 24h lá estava um novo furo...com pouco mais de 15 dias ehehehe o sofá começou a fazer barulho e ficar todo mole, um profissional foi lá e avaliou que a estrutura estava ruim então eheheh lá vem um novo sofá... na mesma hora adivinha o que aconteceu?! mais um furo ehehehe eu desistí...eheheh hj elas usam o fundo do sofá para se esconderem da cadelinha ehehe e brincarem. N tem o que fazer...se formos nos stressar pq eles fazem essas trelas... é melhor nem criar eheheh elas são minhas filhotas...cada uma c uma personalidade completamente diferente da outra.

    ResponderExcluir
  6. olá, aqui em casa, sofá, assentos de cadeiras, tudo mando fazer em corino (couro sintético), eles não afiam as unhas não!!! Acho que não se sentem atraídos pelo corino como pelo tecido, porque não desfia, ou sei lá porque, mas sei que até hoje não usaram de arrahador!!!!
    Vale a dica para seu próximo sofá!! :)

    ResponderExcluir
  7. alguem ja encontrou o tal gorgurão teflonado? Tambem estou precisando!

    ResponderExcluir
  8. Existe um tecido chamado SUEDEN que vc pode comprar mandar trocar a forração do seu sofá e ou poltrona ou então comprar pronto nas lojas de móveis. Ele é TOTALMENTE ANTI-ARRANHÕES DE GATOS. Já tenho há mais ou menos dois anos e meio e posso confirmar que funciona muito bem.

    ResponderExcluir
  9. Tem o aquablock tb, não desfia, as unhas deslizam.

    ResponderExcluir